Painéis, fóruns e palestras foram prestigiados com máxima lotação
Pelo segundo dia consecutivo, a ExpoApras 2023 recebeu grande público. Desde as primeiras palestras técnicas, no início da manhã, até os painéis e palestras magna da tarde, os auditórios do Expotrade, em Pinhais, foram completamente tomados pelos visitantes ávidos por conhecimento.

Liderança, administração, marketing e empreendedorismo foram alguns dos temas discutidos, mas o grande destaque foi a inovação aplicada ao varejo. Entender o público que se renova a cada ano e conhecer os segredos dos campeões de venda atraíram os presentes na feira.
A equipe do De Olho no Mercado acompanhou o conteúdo ministrado no evento e apresenta a seguir alguns dos principais insights apresentados.
Novos comportamentos
Logo pela manhã, o VP de branding e varejo do Grupo OM e Brainbox, Zeh Henrique Rodrigues, falou sobre o novo papel da loja física. Durante sua explicação, Zeh destacou o comportamento do consumidor que tem mudado com muita rapidez. O cliente busca soluções sem atritos e, ainda, marcas que tenham propósito e que sejam sustentáveis na prática.
O palestrante também destacou as contradições da geração Z, principal público consumidor dos próximos anos. E, ainda, comentou sobre a divisão de atenção do cliente que o varejista precisa superar. “O desafio é fidelizar em um cenário em que a loja física não é a única alternativa de compra”, diz.

Uma das soluções que varejistas do mundo todo tem buscado para angariar esse público é agregar às lojas restaurantes, ambientes de vestuário e prestação de serviços, criando um ecossistema de consumo.
“É um processo de retenção do consumidor por meio da facilitação da jornada dele. Então é pra simplificar. É uma maneira de atração de fluxo, e de geração de valor e de receita também pra loja. Tem muitos mercados que o restaurante representa 30% das vendas no local”, explica. “O varejista precisa entender cada vez mais que ele não é simplesmente um varejo, ele é uma marca, e como uma marca, ele é um gerador de soluções”, completa.
Inteligência
Outro ponto alto da palestra foi a importância de ferramentas de análise de dados para os negócios. De acordo com Zeh, é preciso aproveitar as vantagens do digital para vender mais no físico. Por exemplo, ao coletar dados da jornada de compra digital, personalizar a experiência faz com que o relacionamento com determinado consumidor seja mais eficiente.
“Cada vez mais, o varejo precisa ser integrado físico e digital. E o elemento que conecta ambos é o dado. A inteligência de dados vai fazer com que quem esteja no varejo físico venda melhor e de maneira mais precisa e consiga estar no online de maneira mais efetiva. Gestão de dados é fundamental para aumento de receita, de capilaridade, de base de marca e para saciar as diversas necessidades do consumidor.”
Entre as ações possíveis com uma base de dados bem construída estão o envio de ofertas personalizadas. Além de gerar maior precisão na escolha do mix de produtos que será ofertado nas unidades físicas.
Alta performance
No início da tarde, o auditório principal recebeu um esperado painel com a presença do especialista em varejo Alexandre Ribeiro, CEO da R-Dias. Durante cerca de uma hora, Ribeiro falou sobre o que diferencia os campeões de venda do varejo.

O palestrante destacou os motores da alta performance, com especial destaque para quatro itens: engenharia financeira focada em expansão sustentável e otimização do capital de giro, competitividade, excelência operacional e modelos de loja pensados para oferecer maior eficiência e atratividade.
A alta performance, aliás, não se restringe às grandes redes, mas pode ser alcançada também pelos pequenos e médios varejistas.
“As empresas que têm alta performance, normalmente tem um conjunto de variáveis que impulsionam o resultado. Pode ser que a empresa pequena não tenha oito ou dez motores com a mesma potência. Mas tem um que é fenomenal. E ele consegue extrair um resultado incrível com isso. Os pequenos e médios varejos não têm a mesma visibilidade das grandes, mas não significa que não tenha a mesma performance. Às vezes é até superior.”
Outro ponto apontado como fundamental é o monitoramento adequado dos indicadores contábeis e financeiros do negócio. “Observar os resultados e olhar para os indicadores é fator crucial para qualquer porte de empresa. Todas as empresas precisam de um sistema de retaguarda, de um software para fazer a gestão. Todos os dados estão lá, mas a questão é quem se dedica a olhar para eles. Olha, observa, entende e dá atenção. Aí ela performa mais”, detalha.
Última etapa
Nesta quinta-feira (20), no terceiro e último dia da ExpoApras 2023, inovação e tecnologia serão os temas das duas palestras magna previstas. Às 13h30, Arthur Igreja fala sobre transformação digital e o novo consumidor. E a partir das 15h, Romeo Busarello ministra a palestra ‘Você faz o que é certo ou o que dá certo?’.