Para garantir que você tenha uma experiência agradável enquanto visita o nosso website, a REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO – RPC informa que utiliza cookies, assim Leia mais... Políticas e LGPD Políticas de Cookies
LogoNegócios RPC
Calendar12/09/2022
Compartilhar
Dia do cliente: como a TV pode ajudar as empresas a estreitar laços com os clientes?

Comemorado em 15 de setembro, Dia do Cliente tem o objetivo de estreitar laços entre consumidores e empresas; entenda como a televisão reforça e aproxima as marcas do público

Você já ouviu falar em Dia do Cliente? A data é comemorada no Brasil no dia 15 de setembro, desde 2003. Criado por um empresário gaúcho, o Dia do Cliente tem o objetivo de aproximar consumidores e empresas. E quando se trata de estreitar laços com os clientes, a televisão pode ser uma excelente aliada.

Isso porque, segundo pesquisa do IBGE, a televisão é o meio de comunicação mais presente na vida do brasileiro. Além disso, é amplamente consumida pelo público. Em Curitiba, por exemplo, as pessoas passam cerca de seis horas em frente à TV diariamente. Em Londrina, no norte do Estado, são mais de cinco horas dedicadas a esse veículo de comunicação*.  A TV é também, decisiva na jornada de compra do consumidor.

“A televisão faz parte da rotina dos paranaenses. Inserir uma campanha publicitária neste contexto é falar com o cliente no seu dia a dia, gerando aproximação e relevância para a marca”, destaca Cristina Rosa, analista de inteligência de mercado e produto na RPC.

 

 

Datas comemorativas são estratégicas para campanhas de televisão. Foto: Canva

 

Datas comemorativas e propagandas na TV

De acordo com Cristina, datas comemorativas, assim como o Dia do Cliente, são uma ótima oportunidade para campanhas na TV. “Isso porque, nesses períodos, já há uma predisposição de compra pelo consumidor, seja em presentes ou na organização de confraternizações”, explica a analista.

“Com cada vez mais opções de lojas e marcas, o varejo tem que estar presente na publicidade. É preciso atrair a atenção deste público que já está disposto a gastar, fixando sua mensagem e revertendo em vendas”, acrescenta.

No Dia dos Pais, o Centro Universitário Internacional Uninter apostou em publicidade na tela da RPC e os resultados foram positivos.

“A campanha veiculada no mês de agosto nos ajudou a atingir números expressivos de matrículas”, destaca. Em mercado tão competitivo, é importante estar em contato frequente com os clientes. E por ter um alcance importante, a televisão nos ajuda nisso”, diz Giovani Varella, que é gerente de marketing e comunicação da Uninter.

 

 

Programação local aproxima marca do público

O Paraná tem mais de 11 milhões de habitantes e 399 municípios. Cada região do estado tem suas características, sotaques, cultura, necessidades e gostos. É aí que entra a importância da programação local.

“A programação local tem alto valor quando a empresa quer falar com um público específico, podendo trazer linguagem regionalista e reforçar sua marca na cidade”, pontua Cristina. Além disso, gera aproximação e identificação com o público, que se vê representado pela marca na tela da TV.

Programação local gera aproximação e identificação com o público. Foto: Canva

Segundo o gerente de marketing da Uninter, a instituição está presente em mais de 750 polos em todo o Brasil. “Para chegar em tantos locais e atingir um target tão grande, a programação local tem um papel fundamental, tanto no alcance quanto na relevância, pois aproxima a Uninter da realidade e da cultura local de todas essas cidades’” finaliza.

*FONTE; Kantar IBOPE Media – Instar Analytics – Curitiba (Julho/2022) Londrina (1° Semestre/2022) – Dia inteiro, Total Ligados – Total Indivíduos – Ats%.

Entre em contato conosco e saiba como sua marca também pode alavancar as vendas. 

Compartilhar