Data marcada pelos descontos agressivos e promoções no varejo traz perspectivas de aumento nas vendas
A Black Friday caiu no gosto dos consumidores brasileiros, que já se preparam para comprar com descontos. Desde a incorporação da data ao calendário varejista nacional, a Black Friday se consolida como um dos períodos de maior movimentação no comércio eletrônico e físico. Segundo a Confi.Neotrust, empresa de dados para o comércio, a Black Friday 2024 (de 28 de novembro a 1 de dezembro) deve movimentar até R$ 9,3 bilhões só no e-commerce.
Para entender o potencial da data para sua empresa, é essencial mergulhar nos dados sobre o período. Confira o conteúdo especial do De Olho no Mercado sobre a data!
Panorama nacional da Black Friday
De acordo com dados da Globo Gente, os sentimentos que melhor descrevem as expectativas das pessoas para os próximos meses de 2024 são otimismo, esperança e confiança. Esse dado é importante, pois a visão subjetiva dos consumidores influencia em seu comportamento de consumo. Sobre a intenção de compra, 39% dos entrevistados estão se planejando e pretendem comprar na data. Na classe AB, o número é ainda maior, com mais da metade (56%) planejando compras durante a Black Friday.
Para o CEO do Grupo MM, Marcio Pauliki, as expectativas para a Black Friday 2024 são as melhores possíveis. “Nós acreditamos que a data trará um crescimento das vendas de 20% a 25% maior do que ano passado”, explica. O otimismo levou o grupo a aumentar os dias de promoção, passando para três dias (sexta, sábado e domingo).
Diante de tantas ofertas, a pesquisa se torna uma ferramenta importante para os consumidores que já planejam suas compras. Mais de 80% dos consumidores disseram que para encontrar um bom preço, é necessário pesquisar com antecedência. Dentre esse público, quase 50% iniciam a pesquisa com 1 mês ou mais de antecedência. Além disso, 6 em cada 10 clientes em potencial costumam se preparar de outras formas para o período. Essas incluem entrar em listas VIP e baixar o app da loja para receber as ofertas e aproveitar condições especiais.
Contudo, outro público para ficar de olho é aquele com disposição para compras não planejadas. Para convencer esses consumidores, os negócios devem apostar em descontos acima de 50% e vantagens como frete grátis e entrega rápida.
O que está na lista de desejo dos consumidores?

Entre os produtos mais procurados na data estão smartphones, eletrodomésticos, roupas, acessórios, móveis, serviços — como viagens e tratamentos estéticos — e outros. Este é um período ideal para as compras de presentes de Natal. Por isso, brinquedos para as crianças também estão entre os itens procurados. Opções de compra recorrentes também entram na lista de desejos dos consumidores, como, por exemplo, compras de supermercado e de farmácia. Logo, a Black Friday 2024 traz oportunidades para diversos setores varejistas.
O período também é marcado por programas de descontos ao vivo e Live Commerce. Segundo a pesquisa, os produtos de maior interesse para acompanhar durante esses programas incluem roupas e calçados adultos (35%), smartphone (34%), eletrodomésticos (33%), produtos de utilidade doméstica (32%) e informática (30%).
Como se destacar no período?

Além dos descontos, outras estratégias são imprescindíveis para atrair a clientela. Entre elas, estão as formas de pagamento flexível. O CEO do Grupo MM, Marcio Pauliki, afirma que a empresa preza por facilitar os pagamentos mesmo em produtos com grandes descontos. “Além dos descontos com preços direto da fábrica, nós aceitamos qualquer valor de entrada. As pessoas têm até 60 dias para pagar a primeira parcela, com o prazo bem esticado para que as pessoas possam ter aí a a possibilidade de comprar um produto para o seu final de ano”, comenta.
Para se destacar na Black Friday 2024, a comunicação é uma ferramenta essencial. A televisão, em especial, possui a maior confiança do público (70%) para anúncios no período. Pauliki entende que a TV, como fonte de informação, têm prestígio, o que dá credibilidade aos anúncios. É importante considerar ainda que a TV tem grande complementaridade com outras mídias.

“A televisão é uma fonte de informação verídica. Muitas vezes, um anúncio chega às pessoas pela internet, mas é a TV que confirma a informação. A gente entende que a RPC faz sentido para nossa estratégia, pois ela passa informações locais de extrema relevância e para nós isso é muito importante. Além disso, a RPC faz muita diferença principalmente pela audiência.”
Fontes
Fonte: Pesquisa proprietária Globo | PiniOn | Panorama do Consumo 2º Semestre 2024 – Sales Excellence Insights Globo – Jun/24 | Amostra: 3.000
Meio e Mensagem